Thursday, April 12, 2007

Culture - Cultura - Kultura

A cultura tem muito que se lhe diga, sao as pessoas, a educacao, o pais, a sociedade existem muitas variantes...
Uma das primeiras coisas que aprendi na Polonia foi que as outras culturas nao sao melhores nem piores que a minha, apenas sao diferentes!
Sim como vou explicar aos polacos que as minhas coisas favoritas nao sao visitar museus, andar em montanhas, ir as igrejas, aprender em escolas de linguas etc.
Como explicar que quando os italianos chegaram eu me senti em casa, quando eles puseram a mesa, tal e qual como deve ser, toalha, talheres, pratos, copos e o mais importante GUARDANAPOS aqui ninguem se suja, porque nao usam muito os guardanapos!!!
Como explicar o laco cultural invisel que nos liga, quando falo com africanos, espanhois, italianos, latino americanos etc.
Certas coisas nao sao explicaveis mas podemos senti las na pele, esta e uma delas, a cultura, quando falo alto normalmente porque tou feliz e depois em frente a um polaco tenho que pedir desculpas porque ele pensa que me exaltei, tocarem te que nem sentes e virem te pedir desculpas por tudo e por nada!!!
Sao tantas as coisas diariamente que poderia escrever durante dias, o sol e o culpado, o metabolismo e a vida das pessoas!!!
E como tudo muda ate o amor muda, acho que aqui deve ser o sitio mais facil para se encontrar um grande amor, porque?
Quem anda pelas ruas, nota concerteza na imensidao de casais, nao e brincadeira nao, a falar a serio, por todo o lado, casais, as amostras carinhosas em publico que eu muito gosto de chamar de show off, ou muita parra e pouca uva, nao sei muito bem, mas para mim parece me perfeito demais!
Depois quando alguem acaba o que e normal, e um escandalo, quando comecam pensam logo em casar mesmo que tenham ainda 16 anos!!!
Acham mesmo que o vosso primeiro e unico namorado pode ser sempre o grande amor da vossa vida?
Pronto estou mt romantica mas a verdade e que e muito dificil, mas depois pensando bem, a cena ta na construcao, constroem a relacao, o sentimento a vida e pelo que vejo ate tem corrido bem!!!
Educacao, estamos a anos luz!!!
So na motivacao e vontade ainda ando a nadar ao lado!!!

No comments: