Wednesday, September 26, 2007

My First Inter Rail... 7 to 14 September 2007

O porquê, como, com quem, onde?
A viagem começou porque eu pensei que não podia sair da Polónia sem visitar os vizinhos, especialmente Praga! Só com o BI e 7 dias e um orçamento limitado, escolhi Budapeste porque tinha a minha amiga Júlia, que conheci o ano passado em Cracóvia, Viena porque a minha prima vive lá há anos e nunca a tinha visitado e claro Praga a jóia da coroa! Mais ou menos calhou 2 dias a cada país, planeámos eu e a minha amiga polaca Kasia e fomos no meu primeiro inter rally sempre de comboio que foi entre 7 e 14 de Setembro de 2007 fui de Cracóvia atravessei a Eslováquia, fui a Budapeste, Viena e Praga e voltei para Cracóvia.
Agora vou-vos contar como foi…
Para começar a minha mala estava pesadíssima nas minhas costas mais de 10 quilos de certeza, depois ao chegar ao comboio na noite de sexta-feira eu e a Kasia comprámos bilhetes nos vagões para dormir que eram para 3 pessoas, quando a nossa colega de vagão chegou para a viagem tive a minha primeira surpresa da viagem, nós apresentámo-nos e ela também a Melinda, húngara que ia passar uns dias a casa porque trabalha em Cracóvia, vira-se para mim “eu não te conheço” pois afinal eu conheci-a um dia no ano passado, que grande coincidência! A viagem foi confortável deitada, mas não consegui dormir nada e com os homens do controlo das fronteiras a pedir os passaportes era difícil. Claro que ela nos ajudou com tudo no comboio e na estação quando chegámos a Budapeste, tinha a minha amiga Júlia e o seu namorado Arpi, húngara que vive em Pécs tem um clima diferente do resto do país, semelhante ao clima mediterrâneo, o que é um diferencial na região. Como o Arpi é de Buda ajudou-nos a visitar a cidade muito facilmente pelas ruas, transportes e todos os pontos turísticos e outros mais escondidos. Ainda melhor ficámos a dormir na casa do mano da Júlia que foi um querido connosco e nos abriu as portas da sua casa sendo tão hospitaleiro, o meu muito obrigado. Gostei logo muito das paisagens da Hungria porque tinha muito verde nas planícies.

Budapeste (Hungria)



Hungria, Budapeste é a capital e a maior cidade da Hungria, e a sexta maior da União Europeia. Budapeste foi fundada em 17 de Novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda e Obuda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda. Budapeste tem 9 pontes. O metro de Budapeste é considerado o segundo mais antigo da Europa, após o londrino. Os magiares eram um povo nómada que ocupou o país no século IX e lutou contra os outros povos durante séculos para se manterem no mesmo lugar. Mesmo oprimidos por austríacos, turcos e russos, os magiares permaneceram unidos.
O Parlamento da Hungria, na margem do rio Danúbio (o rio mais importante da Europa, por ser navegável) em Budapeste. O húngaro é uma língua distantemente relacionada com o finlandês e o estoniano (considerada a língua mais difícil da Europa). Existem muitas minorias étnicas na Hungria: Ciganos, Alemães, Eslovacos, Croatas, Romenos, Ucranianos e Sérvios.
O belo e tradicional prato como o goulash, difundido por todo o mundo e uma das bases da culinária húngara, que o mano da Júlia gentilmente nos ofereceu.

Estação Ferroviária



Basílica de Santo Estêvão


Fátima está em todo o lado por isso também chegou a Budapeste.

A Igreja e a Ponte Elizabeth.

Curiosidades: A moeda húngara é mais ou menos como era o escudo antes do euro, por isso foi fácil de fazer as contas!!! A cidade é aparentemente rica, mas a pobreza está bem perto, já existem autocarros eléctricos, no rio Danúbio existe uma ilha toda virada para os desportos ao ar livre existem muitos e variados eventos por toda a cidade, é com certeza uma cidade muito viva. Provei um doce turco com frutas e arroz doce, as escadas rolantes são enormes e mais rápidas que o normal, a biblioteca pública fica no castelo, gostei da cidade mas as pessoas são demasiado heterogéneas.


Viena (Áustria)


Republik Österreich ou República da Áustria
A Áustria foi a terra natal de vários famosos tais como Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Strauss, Karl Popper, Sigmund Freud, Gustav Klimt, Arnold Schwarzenegger e Adolf Hitler.
Viena (em alemão Wien) é a capital da Áustria e centro cultural e político do país. Viena conta com uma particularidade arquitectónica que foi denominada Ringstrasse e foi idealizada e construída no século XIX, influenciada pelo nascente modernismo.

Localiza-se na cidade de Viena uma das maiores catedrais góticas medievais, a Catedral de Saint Stephan (Stephansdom), um grande exemplo da arquitectura medieval que remonta ao século XI.


A cidade tem vários palácios como o Palácio de Schönbrunn (o famoso palácio onde a não menos famosa Princesa Sisi viveu, quem não se lembra dos filmes da princesa Sisi).





Mais uma catedral!




Mais um palácio!



Curiosidades: a minha primeira cidade dita rica, muito cara, moderna e antiga ao mesmo tempo, linda, muita mistura cultural devido aos estrangeiros residentes que dão um colorido, limpeza por todo o lado, organização, tudo em inglês, pessoas falam inglês, transportes muitos e rápidos, nem pedintes vi!

Praga (Republica Checa)


Ceská republika
Praga
Praga (Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava (Moldávia). Conhecida como a "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famoso pelo extenso património arquitectónico e rica vida cultural.Além de duas grandes universidades, Praga tem escolas independentes de economia, artes e ofícios, artes gráficas, música, dança, cinema e uma Academia de Ciências, que incentiva a pesquisa em diversas áreas.
Imagens falam por si…
A Catedral (a igreja mais bonita que vi até hoje)


Prédio que dança
Relógio Astronómico


A miniatura da Torre em Paris... vou preferir ver a real!!!



Dentre as numerosas pontes que atravessam o rio Vlatva está a Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga. A 1 de Janeiro de 1993, o país separou-se em dois pacificamente, resultando em países independentes: República Checa e Eslováquia.
Andei muito mesmo, vi tudo e mais alguma coisa que havia para ver, sempre sabia que ia adorar Praga o porquê não sei ainda, esta cidade está cheia de turistas e sim é a América na Europa, mas se conseguirmos ver a cidade para além dos olhos dos turistas, vamos ver outra cidade, o rio fá-la linda, a igreja principal para mim foi a mais bonita que vi até hoje, toda a cidade respira vida, história, natureza e muita naturalidade, mas também calma, a cidade consegue ser fria e quente ao mesmo tempo, para mim transmite toda uma alma romântica que não se vê noutras cidades!
Para perguntas, contactem!








A minha preferida foi Praga mas isto até já sabia mesmo de antes lá ter ido! Até á próxima!!!

No comments: